Pode ser sorte, pode ser azar… Parte V

Tchan, tchan, tchan…
Qual sera que foi o resultado da minha temivel, ameacadora e tempestuosa frase?
Nenhum…
Ela simplesmente foi embora com todo sua arrogancia e em poucos minutos o socio Irish chegou. Perguntou se estava tudo bem e a “Aninha-nao-sabe-esconder-o-que-pensa-e-sente”, disse que sim. Ele insistiu e eu disse o que tinnha acontecido. Ele ficou puto, disse que eu estava fazendo um otimo trabalho e que iria conversar com ela.
Eu nao gosto desses nhem-nhem-nhem em trabalho, mas tem situacoes que sao f…
No dia seguinte ela chegou possuida, dizendo que se eu me ofendi deveria ter ido falar com ela, que brasileiro nao pode queimar brasileiro etc. Fico pensando, ela é brasileira e achava que meu trabalho era “mamao com acucar”, as polonesas eram umas fofas comigo e sempre diziam que nao sabiam como eu aguentava o tranco e tal. E eu deveria fazer o que? Puxar o saco da grossa? Gente é gente. Em toda cultura e nacionalidades tem as que o genio bate e outras nao.
Gostei muito de trabalhar com brasileiro em geral. Essa foi a unica excecao. Pessoal esforcado, que nao tem medo nem preguica de trabalho, ajuda, ensina, orienta em tudo o que é possivel. Mas sempre tem um casinho pra virar um causinho, né?
Meu horario era das 7 às 15h. Claro que era impossivel terminar tudo o que tinha que fazer. Ainda tinha o detalhe: limpar a cozinha porca! No comeco estava indo embora todo dia 5, 6 da tarde. Mas nao tinha como aguentar o tranco. 11 horas em pé numa cozinha com a temperatura de uns 50°C na cuca o dia inteiro, nao é mole nao!
Falei com o Andy e ele colocou uma outra brasileira pra me ajudar. Ela ficava no dely até as 15h e quando eu ia embora ela descia e descascava uns legumes, adiantava algumas coisas e limpava a cozinha.
Tudo poderia ter caminhado pra algum lugar, se os donos nao fossem dois birutas. Eles mudavam de ideia todo dia. O restaurante comecou com uns 10 ou 12 funcionarios. Ate eu achava muito. Mas de uma hora pra outra ele comecou a demitir gente. Demitia 3, testava 1… As meninas do dely super sobrecarregadas. Dai ele simplesmente mudou meu horario para das 9 as 17h. Dizendo que assim nao precisava mais de ajuda e poderia limpar a cozinha. Eu praticamente nao dava conta de fazer o que tinha que fazer entre 7 e 12h, agora teria duas horas a menos.
Ninguem ficava no restaurante. Nenhum dos donos, nem o chef. O restaurante tinha cameras para todos os lados e eles ficavam nos assistindo tipo Big Brother. Depois vinha um dia pra dar “enrabadas” e falar: “Voce esta trabalhando mal!” “Voce é lenta!” etc.
Era bizarro. Uma das pessoas pra quem ele falou isso foi aquela brasileira. Ela ficou furiosa. Vivia dizendo pros quatro ventos que as outras meninas eram lerdas e ela levava o dely nas costas. Imagina ouvir do dono que ela era a lenta! Essa menina chorou, esperneou, chamou o dono pra conversar e falar que ela era boa, sim senhor! Poucos dias depois foi viajar pra Paris, no dia que deveria voltar, telefonou falando que o voo de volta pra Dublin atrasou e o Andy falou que ela nao precisava mais voltar.
E a coisa foi indo por esse rumo.
Quando tinha mais ou menos um mes que estava trabalhando la, tive uma infeccao estomacal. Algo que nunca tinha acontecido em minha vida. Comecei com umas dorzinhas abdominais tipo na quarta-feira. Ate comentei com as meninas do restaurante, mas tudo bem. Na sexta-feira a noite fui pro Boteco Brasileiro, pois ia ter o tal do Caio Castro como DJ. Fui ja moribunda e nao aguentei ficar nem uma hora la.
Voltei pra casa e os proximos dias foram de dor e sofrimento. Tudo que ingeria causava dores insuportaveis no meu estomago e em poucos minutos ia ao banheiro e botava tudo pra fora.
No total fiquei 5 dias podre. O fim de semana e so voltei a trabalhar na quinta-feira. Fui ao medico, tinha receita, atestado e tudo o mais.
Hoje tenho certeza que foi a comida la do restaurante que me fez mal. Nao costumava comer sempre la. Eles nao davam comida. Tinhamos um desconto de 30%, entao ou levava algo de casa, ou comia alguma coisa no Spar que ficava em frente. Mas de vez em quando, pedia pras meninas fazer uma wrap pra mim. Escolhia entre as coisa que estavam mais fresquinhas. Mesmo assim, as condicoes daquele lugar. E principalmente o fato da minha mente ficar pensando isso: “Alguem pode passar mal comendo a comida daqui! Alguem pode passar mal comendo a comida daqui! Alguem pode passar mal comendo a comida daqui!”. Irlandes tem estomago de avestruz. Resultado, quem passou mal? A propria Aninha! Foi um horror!
Ah, quando fiquei doente fui à uma medica polonesa que nao falava ingles! Uma comedia! Mas isso é assunto para outro post…
“O que aconteceu, Ana? Pelamor, diz logo porque esse post ja esta ficando mais comprido que o cabelo da Rapunzel emendado em Faroeste Caboclo e atrelado com November Rain!” (essa nem eu sei da onde eu tirei!)
Ok, leitores preguicosos! Vamos aos finalmentes.
Se voce pensou: “Ufa!” Vou escrever mais 20 paginas, so de raiva!
Brinqs!
Bem, desde quando eu estava no Pablo da primeira vez (em dezembro, eu acho) minha flatmate e eu, compramos ingressos para ir assistir Pearl Jam em Berlin! Ela faz parte do fa clube e tinhamos ingressos para os dois dias de show. Pois bem, os shows eram quarta e quinta. Compramos as passagens indo pra Berlin quarta e voltando sexta. Pois bem, planejamos assim, pois no Pablo eu trabalhava de domingo a domingo e tinha folgas em dias alternados durante a semana. Geralmente duas folgas. Entao pedir uma folga a mais nao seria o fim do mundo e eu poderia trabalhar o fim de semana.
O fato é que nao fiquei no Pablo. E no Chopped eu trabalhava de segunda a sexta. O restaurante fechava aos finais de semana.
Comecei a trabalhar no comeco de maio. O show seria no comeco de julho. Quando estava umas duas semanas la, ja avisei sobre minha viagem. Disse que precisaria ficar tres dias fora, expliquei toda a historia anterior e tals. Falei primeiro para o Brian (o socio Irish, que depois descobri que nao apitava nada) e depois, na frente do Andy, lembrei o Brian de avisar o Andy. E ele explicou tudo.
Ok. Aviso pra mim é aviso. E assim continuamos nossos dias felizes, trabalhando na cozinha porca e sem nenhum supervisionamento.
Ate que chegou a semana anterior a minha viagem. A essa altura do campeonato, o Rory de vez em quando aparecia pra mexer numa coisa outra na cozinha. Eu aproveitei e avisei pra ele tambem sobre minha viagem. Alguns dias antes da minha viagem o Slav pediu as contas. O Andy pediu a eles alguns dias para testar e treinar um substituto. Os dias se passavam e ninguem fazia nada sobre colocar alguem no meu lugar, nao sabia se o Rory viria, ou sei la o que. Por coincidencia, na vespera da minha viagem foram dois chineses fazerem testes. E um deles continuaria indo nos proximos dias. Melhor assim. Afinal, a cozinha era tao pequena e tumultuada que nem dava pra trabalhar tanta gente mesmo. Avisei pela ultima vez o Rory (pois era a unica pessoa responsavel que estava la) na vespera da minha viagem e fui tranquila.
Fui, assisti a dois shows incriveis do Pearl Jam. Na segunda noite ficamos na primeira fila, na grade mesmo! Quase no fim do show o guitarrista pulou do palco e fez um solo de guitarra olhando nos olhos da minha amiga! Foi o maximo!
Passeamos um pouco por Berlin. Tudo bem corrido e superficial, mas deu pra perceber quao moderna, cosmopolitana e “pra frente” é aquela cidade. Gostei muito!
Cheguei em Dublin na sexta feira a noite. E nao foi muita surpresa quando no domingo o Andy me liga e pergunta o que aconteceu. Eu disse que estava na Alemanha, ué! E ele teve a “cara-de-pequeno-pau-chinaman” de dizer que eu nao tinha avisado. Ah va!
Eu tentei explicar, disse que ja tinha avisado fazia mais de um mes, para os dois donos e na véspera avisei para o chef de cozinha. Ele disse: “Quinta-feira voce pode vir pegar o seu cheque, mas nao precisa vir mais!”
Ah, fiquei muito brava! Disse a ele que se ele nao precisava mais dos meus servicos, tudo bem. Mas que nao justificasse falando que eu nao havia avisado. Ele disse que eu tinha que relembra-lo, que ele era muito ocupado e nao tinha obrigacao de lembrar. Eu soltei um “ocupado eu nao sei, mas desorganizado, com certeza! Como voce pode administar um restaurante desse jeito?” Ele respondeu algo do tipo: “Eu sou o dono e faco o que quiser!” “Por isso aquele lugar vai de mal a pior! E adeus!”
Liguei para a outra funcionaria brasileira que tambem estava planejando viajar, para falar pra ela avisar 57 vezes pra nao correr o risco e ela solta: “Tarde demais, ele ja me demitiu na sexta-feira!”.
Resumindo, ele demitiu todas as brasileiras e comecou a contratar um monte de chines. Tudo bem. Se voce prefere trabalhar com quem é da sua cultura, eu nao vejo nenhum problema. Mas inventar motivo pra te despedir, ah isso nao admito. Enfim, mais uma experiencia para o CV. Mais uma historia pra contar.
Uma parte de mim gostava de trabalhar la. Nao sei exatamente o porque. Acordava às 5 da manha, chegava em casa totalmente destruida. Nao tinha forca pra fazer mais nada. Era pesado, puxado, nao tinhamos horario de intervalo. Apenas 15 minutos pra engolir alguma coisa. Ficava no minimo 8 horas em pe. Um calor de matar. Chegava em casa totalmente defumada. Meu cabelo, minha roupa, ate minhas meias e calcinhas cheiravam a tempero. Mas gostava de passar um tempo com minhas comidinhas. Picar, temperar, cozinhar. Sentia-me util e realmente fazendo algo de novo e interessante. Aprendi muito e imagino se fosse uma cozinha organizada e com um chef de verdade pra me orientar o quanto mais poderia ter aprendido.
É claro que valeu a experiencia.
Na verdade, foi a primeira vez em Dublin que pensei sobre meu trabalho. Ficava no caminho, em casa, até durante a ducha, pensando em como organizar melhor meu dia. Buscando solucoes e fazendo cronogramas hora a hora pra fazer um trabalho mais limpo, organizado e correto.
E bora la bater perna de novo… fico cansada so de lembrar quando… quer dizer, isso é estoria para o proximo post.
Quem leu esse até o fim, parabens! Dessa vez eu me superei. Meus dedinhos estao ate doendinhos… por isso dividi em duas partes.
So pra adiantar, o proximo emprego foi o ultimo, ok?
Ufa!
Inté!
#alguemmecarregue!

2 comentários em “Pode ser sorte, pode ser azar… Parte V

  1. Larissa (Sister) disse:

    Mais, mais, mais, mais, mais, mais. Quero as outras partes bonita, saber o que se passou com minha irmã linda e doida que amo muito ♥

Deixe um comentário

