City Centre Fare

Uma coisa interessante que aprendi aqui depois de alguns meses de intercâmbio.

A mágica chamada City Centre Fare!

O que é?

Primeiro é bom explicar que os transportes públicos aqui em Dublin não são baratos. Principalmente considerando-se as distâncias percorridas.

Paga-se pelo trecho percorrido.

Por exemplo nos ônibus:

Adult Fares Cash Fare Leap Card Fare*
Stages 1 to 3 €1.40 €1.25
Stages 4 to 7 €1.90 €1.70
Stages 8 to 13 €2.15 €1.95
Over 13 Stages €2.65 €2.40

Basicamente funciona assim: você entra no ônibus e fala onde vai descer. Daí o motorista fala qual é a tarifa e você deve colocar as moedinhas na caixa de metal que fica ao lado dele. Detalhes: os ônibus só aceitam moedas e você deve colocar o valor exato da tarifa.

“Ana, o que acontece se eu colocar mais?” Nada de grave. Só que o motorista ao invés de dar o seu troco, te dará um papelzinho escrito quanto você deve receber. “E????” Aí você deve ir até a O’Connell Street (tem o endereço no papel) e pedir o seu troco.  “Simples” assim!

“Anaaaaa, e o que acontece se eu colocar dinheiro a menos?” Safadinho! Bem, o motorista olha quanto você está colocando. Mas não existe um “contador” do valor. Mas vamos combinar – né genthen! – nada de jeitinho brasileiro nas zoropa, por favor! Ah, esse povo que me mata de vergonha! hahaha

Dart e o Luas também cobram pela distância percorrida. A diferença é que você compra o bilhete antes de embarcar.

Bem, como sempre, enrolando pra chegar ao que interessa. Ui!

Como vocês perceberam a tarifa mínima é 1,40 indo até 2,65. Para pobres estudantes é bem carinho. O jeito mais fácil de economizar é o meu meio de transporte preferido a custo zero: sola do tênis! Bora andar! Agora ao menos eu tenho um tênis do tamanho certo do meu pé. Blé!

O legal é que quando você está com uma preguiça mortal, atrasado pro trampo, ou o que quiser, e precisa percorrer curtas distâncias no centro da cidade, você pode gritar: “CITY CENTRE FARE!” tirar a roupa e pagar só 0,60 de tarifa!

Tá, tá… não precisa tirar a roupa…  vai que te deportam… que chatice de povo europeu…

Ah, tá bom… não precisa gritar pro motorista também…

Basta falar gentilmente para o motorista: “City centre fare”, colocar 0,60 na caixinha e entrar no ônibus feliz e contente, sem gastar todo o seu rico eurinho!

O negócio é o seguinte: eu, por exemplo, ia todo dia  da minha casa, que fica próximo à Parnell Square, pro trampo que era (buá, buá) na Baggot Street e pagava só os  sessentinha!

Taí uma dica maneira.

Isso é pra ninguém ficar falando que só escrevo baboseira e não posto nada útil neste brog!

Como se alguém tivesse falado isso! Mas como uma boa comunicadora, eu preciso antecipar-me às críticas! hihi

#alguémmesegure

10 comentários em “City Centre Fare

  1. Karina Miguel disse:

    A pessoa cria personagens imaginários e discute com eles hahaha a-do-ro! LOCA

  2. Jéssica Ferreira disse:

    menina, li teu blog em dois dias(detalhe:no trabalho) rsrs. Muito bom e eu feito uma louca querendo rir do teu jeito!! Tô indo pra Dublin em janeiro ! uhu! Agora, fia cadê teu email ou face hein?? Agora preciso ir.Como diz uma certa pessoa: Me segureeeeeee!!

    • Ah, que bonitinha! Eu também tive uma experiência maluca de ler um blog em 2 dias… Só o que eu li tinha quase 100 posts! kkkkk…
      Fico super feliz com o comentário! Seja bem vinda!
      E prepare-se para pegar o inverninho de Dobrin!
      Continue comentando!

      Abraços

  3. Larissa disse:

    “E ainda nem contei como recuperei meu emprego e perdi-o novamente! Ou como alugamos um carro para ir pra Galway e descobrimos que temos um amigo chiliquento! Ou como consegui brigar (de novo) com a diretora da minha escola… e nem contei de Paris e Edimburgo…

    Mas isso fica para os próximos posts.

    Ai, estou me comprometendo e me complicando. Por favor, cobrem-me!”

    Suas palavras queridinha! tá trabalhando? não? então bora escrever pra sua family Linda que quer saber da sua vida na zoropa! Hrãn!

    • Olha, não me complica mais do que eu já faço sozinha… hahahahah…

      E pra responder sua pergunta: estou!

      hahahahaha… assunto para mais um post!

      Eita, dessa vez não prometi nada…

      Bjokaaaaaaaaaaa

  4. Jackeane Reis disse:

    simplificando….se vc tiver o leap card, voce paga 0,20 centavos mais barato nas tarifas e 0,10 centavos a menos no City Centre Fare. E essa tarifa comeca da Parnnell Square ate na frente do Stephens Green, ou Parnnell Square ate o inicio da Dame Street. Faco isso todo dia 😉

  5. Itinha disse:

    Olá Aninha, achei teu blog e li tudinho hoje (preciso nem dizer que não trabalhei nada só enrolei pra poder ficar lendo.
    Então tou querendo ir em Abril, queria saber se tu poderia falar qual a escola que tu tava ou tá sei lá se tá ainda kkkkk
    E se tu foi por alguma agência ou fechou direto com a escola.

    Valeu!
    Itinha

    • Olá, Itinha!
      Desculpa a demora para responder. Estava com um caso agudo de casa sem internet… rsrsrs…
      Obrigada pelo comentário!
      Bem, estudei na Delfin School e pessoalmente não recomendo esta escola. São razões pessoais e claro que terei que escrever um big post pra contar tudo.
      Já a agência, vim pela AGBR e recomendo sim!
      A funcionária Aline é superatenciosa e me ajudou em tudo.
      Inclusive para comprar as passagens quando fui ao Brasil em janeiro e para renovar meu seguro saúde.
      Bem, acho que é isso. Continue acompanhando o blog.
      Abraço, Ana

Deixe um comentário

